A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, no sábado (26), duas importantes competições dentro do Estado. Em Joaçaba acontece a 8ª Etapa do Circuito Regional Oeste de Xadrez, uma competição em seis (seis) rodadas, no ritmo rápido, com duração de 30 minutos cada partida; valendo troféus e m edalhas nas categorias Sub 8,10,12,14,16 e adulto.
O destaque lageano em Joaçaba é a categoria de base, em especial a equipe da OLESC (Olimpíada Estudantil de SC, maior evento do Estado para atletas até 15 anos), que vai estar em quase sua totalidade em Joaçaba, como os enxadristas José Gustavo do Amaral de Salles (capitão do Masculino), Miguel Batalha Ferro, Manoel Selvino, Pedro Bolzan, Cristian Emanuel e no feminino Raissa de Sousa Kieski, Any Sophia da Silva Pinto, Maria Luiza Cruz de Oliveira e Lavígnia Padilha Bittencourt, que, a menos de um mês da OLESC (será em setembro, em Florianópolis) estão em franca preparação.
Para Raissa Kieski, aluna do Colégio Militar, as competições Rápidas ajudam no desenvolvimento da agilidade mental e dos reflexos. “Disputamos, numa tarde, seis partidas, número que em Partidas Pensadas é necessário pelo menos 3 dias, então é necessário estar ainda mais atento a tudo”, destaca Raissa, que há 04 anos representa Lages em competições e é Bolsista Atleta da FME-Lages, assim como José Gustavo, Maria Luiza, Miguel Batalha Ferro e Pedro Bolzan.
No mesmo dia, em ville acontece a 7ª Etapa do Circuito Catarinense Fort Atacadista de Xadrez. A competição, oficial da Federação Catarinense de Xadrez, reúne os melhores enxadristas de Santa Catarina disputando Troféus, Medalhas e Pontos no Ranking Internacional.
O destaque da competição é a presença do grande mestre Alexandr Fier, atual Campeão Brasileiro e um dos mais fortes da América do Sul, que já representou o Brasil em diversas Olimpíadas de Xadrez.
De Lages, cinco enxadristas competem em ville, todos da equipe dos Jogos Abertos de Santa Catarina, entre eles o Mestre Alfeu Junior Varela Bueno, Gustavo Warmling Kayser e Leonardo Fernandes Borges, todos do Programa Bolsa Atleta da FME-Lages. Para Alfeu, que retorna a Lages depois de 03 anos, é sempre um compromisso bem representar a cidade que o revelou: “Comecei no xadrez há mais de 20 anos, em Lages e sempre fiz o melhor que pude nos tabuleiros e agora vamos com ainda mais força”, ressalta o Mestre Alfeu, uma das bases da equipe lagena nos Jogos Abertos de SC em 2023. A equipe em ville terá o apoio do Posto Sens.
A equipe Lages Xadrez Clube está entre os melhores em várias categorias nos dois Circuitos, o Regional e o Catarinense e a expectativa é de mais de 10 prêmios no sábado.
Deixe seu comentário 5q6a6i