OAB/SC abre inscrições para o maior evento jurídico de Santa Catarina |
-
Prefeitura de Rio Rufino
O jovem município investe na diversificação de sua produção agrícola e no turismo. 37171e
Conhecido pela produção de vime, que resulta em cestas e móveis comercializados para todo o Brasil, o município de Rio Rufino, na Serra Catarinense, completa 31 anos de emancipação na próxima segunda-feira (12). Mas, com uma visão mais atenta, percebe-se que o jovem município investe na diversificação de sua produção agrícola e no turismo.
Analisando-se dados do IBGE, de 2021, a população estimada é de 2.484 pessoas, onde 99,2% da faixa etária entre 6 a 14 anos estão na escola. Grande parte dessas pessoas vive no meio rural onde a economia é basicamente em pequenas propriedades de agricultura familiar.
Mesmo assim, os números mostram resultados significativos. Em 2021 foram produzidas 15 toneladas de carpas, 20 toneladas de trutas e 11,5 toneladas de outros peixes. Foram também, 20 toneladas de mel, 4.600 de maçã, 20 de pera, 38 de pêssego e 400 toneladas de uva. Tomate (2.700 t), soja (744 t) e milho (3.900 t) ampliam o leque de produtos, que tem no fumo seu grande diferencial. Rio Rufino é um dos poucos municípios catarinenses nesta atividade. No ano ado foram 360 toneladas que resultaram em uma movimentação de pouco mais de R$3 milhões em uma área plantada de 150 hectares.
Tesouro Escondido
O turismo também desponta como alternativa econômica. O site do setor faz referência a “Rio Rufino, Tesouro Escondido”. Estão elencados 29 pontos turísticos, pousadas e restaurantes. Além de trilhas e eios de contemplação, o visitante tem a opção de praticar pesca esportiva. Trata-se de um setor que amplia sua estrutura a cada ano apresentando belezas naturais e edificadas pelo homem.
Histórico
A origem do nome do município é datada de 1905, quando o agricultor Rufino Pereira, morador na localidade de Cedrinho, hoje Urupema, fazia suas plantações na Serra dos Pereiras às margens dos rios, onde as terras eram mais férteis e o clima mais favorável às plantações.
O sobrenome dos primeiros exploradores resultou na origem do primeiro nome do município, “Serra dos Pereiras”. Posteriormente o Município ou a se chamar Rio Rufino, em função da família de pioneiros. Os fundadores da vila de Rio Rufino foram José Serafim dos Santos e Osório Pereira de Medeiros. Em 29 de dezembro de 1957, teve origem o Distrito de Rio Rufino. Em 12 de dezembro de 1991, pela lei de emancipação número 8.491, foi criado o município.
Deixe seu comentário 5q6a6i