OAB/SC abre inscrições para o maior evento jurídico de Santa Catarina |
A rainha da 11ª Festa da Paçoca, Vitória Schneider, juntamente com as princesas Maria Eduarda Rosada e Andressa Aparecida Trindade Cordova, acabaram com o suspense em relação à data que será realizada o evento. A comissão central organizadora definiu que será entre os dias 18 a 20 de agosto. O anúncio foi feito durante o eio de trem Maria Fumaça, que percorre um trecho entre Lages e Capão Alto.
Muito próximo da área urbana, o Parque de Exposições Juca Vieira será preparado para a Festa da Paçoca. A exemplo do que ocorreu na Festa Nacional do Pinhão, a Prefeitura de Capão Alto licitará a realização da festa. Desta forma, somente após a divulgação do resultado, é que a empresa vencedora anunciará as atrações.
Origens
A paçoca de pinhão, prato que dá nome à festa de Capão Alto, é um prato antigo. Historiadores relatam que o pinhão era muito consumido por indígenas que viviam na Serra Catarinense. Com o decorrer do tempo, ou a ser apreciado também pelos tropeiros que transportavam mercadorias entre a Serra e o Litoral ou gado entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Não há registro de como ou quando o pinhão foi misturado a outras iguarias criando assim a paçoca de pinhão. Fato é que fazia muito sucesso nos acampamentos farroupilha.
Deixe seu comentário 5q6a6i