OAB/SC abre inscrições para o maior evento jurídico de Santa Catarina |
Bispo Diocesano de Lages faz lançamento da Campanha da Fraternidade g1h5z
A exemplo do que vem fazendo desde que chegou a Lages, em 2019, o bispo diocesano Dom Guilherme Werlang reuniu a imprensa na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (5), para fazer o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025.
Neste ano, o tema escolhido pelo Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi “Fraternidade e Ecologia Integral”; e o lema, que é sempre uma inspiração bíblica, é: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Dom Guilherme destacou que a escolha se deu pelas urgências climáticas que vêm sendo percebidas nos últimos anos, a exemplo das enchentes registradas no Rio Grande do Sul.
“O Papa Francisco reforça a urgência do tema. Ele é um defensor ativo da Ecologia Integral”, disse o bispo.
Ele explica que o significado de Ecologia Integral é perceber o mundo em unidade. Ver a natureza como irmã, os animais como irmão. “Quando entendermos que um animalzinho é nosso irmão ou uma árvore é nossa irmã, assim como fazia São Francisco, entenderemos a importância de proteger a natureza e mudar os hábitos da vida atual”, reforçou.
E falou sobre a cidade de Lages, que, segundo ele, está muito atrasada no que se refere à preservação. “Nem coleta seletiva temos. Mas estamos trabalhando em conjunto com o município para desenvolver ações nesse sentido.”
Na programação para colocar em prática o tema da Campanha da Fraternidade, está a organização de um evento, que deverá acontecer no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, para debater o gerenciamento de resíduos sólidos e o saneamento básico.
A iniciativa, explica o bispo, deverá envolver toda a comunidade, reunir especialistas e lideranças locais para discutir soluções sustentáveis e formas de conscientização da população sobre o tema.
Outra ação está programada para a Quarta-feira Santa, na Missa do Crisma, no município de , quando serão distribuídas mudas de araucárias para cada uma das paróquias da Diocese de Lages, as quais deverão ser plantadas em locais estratégicos, colocadas sob a responsabilidade dos cuidados de crianças e da própria comunidade, e que arão a ser símbolos sobre a importância da preservação do planeta Terra.
Além disso, os 24 municípios que integram a Diocese de Lages devem identificar suas próprias demandas no que diz respeito às questões ambientais, para desenvolverem ações práticas pela sua preservação.
Deixe seu comentário 5q6a6i