Representando o município de Anita Garibaldi, a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Enia de Lima Scheuermann, e a diretora de Cultura e Turismo, Gislaine do Prado, participaram quarta-feira (11) da abertura do "Colóquio Internacional dos 200 anos de Anita Garibaldi: história, identidade e literatura", no Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa, na capital Florianópolis.
O evento integra o Calendário Internacional Comemorativo ao Bicentenário de Nascimento da Heroína de Dois Mundos e é realizado pela Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Museu Histórico de Santa Catarina e Governo do Estado. As comemorações visam difundir a memória e a história da heroína, além de promover e solidificar o turismo histórico, cultural e cívico no estado.
Quem foi Anita
Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi foi uma revolucionária, conhecida por seu envolvimento direto na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com o revolucionário e marido Giuseppe Garibaldi. Por esse motivo, é conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela nasceu em Laguna, atual localidade de Morrinhos, em 30 de agosto de 1821. Morreu em Ravena, Itália, em 4 de agosto de 1849.
Alguns estudiosos alegam que Anita Garibaldi teria nascido em Lages, que na cúria metropolitana da cidade estaria o registro dos irmãos mais velho e mais novo dela, e que teria sido retirada do livro a folha do registro de Ana Maria de Jesus Ribeiro. Em 1998, entidades representativas da sociedade civil de Laguna promoveram uma ação judicial para obter o registro de nascimento tardio de Anita Garibaldi. A ação tramitou na primeira vara da comarca de Laguna, sendo instruída com diversos documentos que comprovariam que Anita nasceu no município de Laguna.
Deixe seu comentário 5q6a6i