OAB/SC abre inscrições para o maior evento jurídico de Santa Catarina |
Documentário “Mãos de Santo” evidencia a cultura afro-brasileira em Lages 4av3q
O projeto “Mãos de Santo”, contemplado no âmbito da Lei Paulo Gustavo por meio do edital audiovisual nº 001/2023, promete trazer luz à rica tradição cultural e espiritual de figuras emblemáticas da cultura afro-brasileira.
O documentário, que integra a categoria de Produção de roteiros e/ou documentários, tem como objetivo principal destacar as histórias e os talentos de personagens que são verdadeiros pilares em suas comunidades.
Entre os participantes, está Lela de Ogum, uma renomada costureira com mãos habilidosas que produzem indumentárias sagradas e simbolizam a tradição e a força dos orixás.
Ao lado dela, o escultor Sidnei Arcanjo, conhecido por suas obras que capturam a essência espiritual da cultura afro, e Flávio Fu, mestre na arte dos tambores, instrumento essencial nas celebrações de culto aos orixás, também têm papel central no documentário.
Segundo o agente cultural e jornalista, Marciano Corrêa, o projeto está em fase de execução com a produção do documentário. “Já captamos os depoimentos dos nossos personagens e nos próximos dias continuaremos com as filmagens de imagens complementares para a edição. Em breve exibiremos o resultado”, comenta.
O projeto é amparado pela Lei Complementar nº 195/2022 e os decretos nº 11.525/2023 e nº 11.453/2023, que regulamentam a concessão de apoio financeiro a ações culturais no Brasil.
O apoio financeiro destinado a “Mãos de Santo” permitirá que essas histórias sejam contadas e preservadas, promovendo o entendimento e a valorização das práticas culturais e religiosas afro-brasileiras.
A iniciativa marca um importante o para o fortalecimento da representatividade cultural no país, oferecendo uma plataforma para que vozes e tradições que são, muitas vezes, marginalizadas, possam ser amplificadas e reconhecidas.
Informações: Marciano Corrêa
Adilson Freitas/Divulgação
Deixe seu comentário 5q6a6i