OAB/SC abre inscrições para o maior evento jurídico de Santa Catarina |
O filme de longa metragem, Geada de Chumbo, memórias da ditadura militar em Lages, será lançado no dia 17 de abril de 2021. A exibição integra a VI Mostra Curta Lages, que acontece de 16 a 18 de abril. Após a sessão, que será realizada pelo site calcoletivo.com.br, haverá um bate-papo com os diretores.
A obra aborda o Regime Militar Brasileiro na cidade de Lages. Os fatos relacionados ao período de 1964 a 1985 são descritos a partir de entrevistas com pessoas que viveram o período e foram, de alguma forma, impactadas pela censura e repressão. Também integram o documentário familiares de presos políticos em 1964. A partir da pesquisa que possibilitou esse trabalho, são revelados acontecimentos importantes da história de Lages que não são de conhecimento público. O intuito é mostrar que Lages presenciou e foi afetada pelos fatos de 1964, e durante todo o período ditatorial. Além das entrevistas, documentos embasam a pesquisa histórica.
O documentário tem apoio do Governo Federal, por meio da Lei Emergencial da Cultura, Lei Aldir Blanc, executada em Lages pela Fundação Cultural (FCL), com o Edital Chico de Assis. Esta é uma obra da Coração Delator Filmes.
Ficha técnica
Direção: Suzane Faita, Jary Carneiro Jr. e Armin D. Reichert
Roteiro: Armin D. Reichert e Suzane Faita
Pesquisa: Suzane Faita
Direção Executiva: Armin D. Reichert
Edição/Montagem: Lucas Reichert
Deixe seu comentário 5q6a6i