< a.links-right-rcn { color: #C52929; text-decoration: none; } a.links-right-rcn:hover { text-decoration: underline; } .container-fluid-rcn { display: flex; align-items: center; justify-content: space-between; padding: 5px 15px; border-bottom: 3px solid #C52929; margin-bottom: 10px; } img.img-logo-rcn { width: 65px; } .box-links-rcn { color: #C52929; } 4j3h3r

logo RCN
Cinema

Lages sedia encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB etapa SC 1j3m65

Importantes nomes do cinema brasileiro participam do evento que vai oferecer mais de 210 horas de capacitação para 62 profissionais do setor audiovisual do estado Lages foi a cidade escolhida para sediar o inédito Encontro de Coprodução do Mercosul, ECM+LAB etapa SC e vai receber importantes nomes do cinema brasileiro e produtores audiovisuais catarinenses entre os dias 6 e 10 de maio.

O evento integra o 9º ECM+LAB especial Ibero-américa, que faz parte da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025.

A abertura terá uma solenidade marcada para terça-feira (6), às 9h, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, em Lages, e a palestra da diretora e produtora Marisa Guimarães: “Os dias que antecedem e os minutos que separam um projeto da realização e exibição”.

Ao todo, a programação vai oferecer mais de 210 horas de capacitação para profissionais e empresas do setor audiovisual em um programa intensivo de consultorias, oficinas e palestras focadas no amadurecimento e internacionalização de projetos. A iniciativa visa fortalecer a indústria local e promover conexões estratégicas no mercado audiovisual catarinense.

Para isso, o ECM+LAB etapa SC selecionou 31 projetos com a participação de 62 pessoas (31 produtores e 31 realizadores) para a etapa de Formação presencial, representando 14 cidades de Santa Catarina, incluindo as regiões Norte, Oeste, Serra, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Todos os integrantes receberão agem, hospedagem e alimentação de graça.

Os projetos apresentam grande diversidade e representatividade, com mais de 40% contando com codireção, produção ou protagonismo feminino. As temáticas abordadas incluem identidade, memória, cultura popular, meio ambiente e territorialidades.

Os formatos selecionados são longa metragens, curtas e obras seriadas, com maior presença de ficção e documentário. O orçamento total dos projetos selecionados ultraa R$ 29 milhões. 

A agenda conta com um time de consultores que vão ministrar 8 oficinas temáticas e estruturantes, abordando temas como roteiro e narrativa; direção e montagem; produção executiva e impacto; distribuição e circulação e planejamento estratégico e sustentabilidade.

Também prevê 3 palestras com os especialistas e mais de 70 consultorias individuais agendadas em diversas áreas do setor audiovisual, além de uma sala de trabalho tutorada para o desenvolvimento de projetos em tempo real. A imersão em Lages vai contar ainda com almoços de negócios, momentos de networking, além de encontros culturais e de integração entre os participantes.

O ECM+LAB etapa Santa Catarina é realizado pela Associação Cultural Panvision, com chancela de Naccari, e conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Lages, Sebrae, Sesc e Orion Parque Tecnológico, além do apoio do Prêmio Catarinense de Cinema e da Lei Paulo Gustavo.

Serviço
Abertura do Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM+LAB etapa SC
Local: Espaço Cultural Aristiliano Ramos
Data: 6 de maio de 2025
Horário: 9h

Tradicionalismo e inovação serão destaques no eventoAnterior

Tradicionalismo e inovação serão destaques no evento

Dia do Tropeiro acontece neste sábado no CalçadãoPróximo

Dia do Tropeiro acontece neste sábado no Calçadão

Deixe seu comentário 5q6a6i

Geral 59713s