OAB/SC abre inscrições para o maior evento jurídico de Santa Catarina |
-
Arquivo pessoal
Lageano, 55 anos, formado em istração e em Segurança de Trânsito, Daniel Lucena se destacou, mesmo, foi como compositor e músico. Nos anos de 1980 e 1990, tornou-se um dos principais personagens da cena artística catarinense. No início da noite desta quarta-feira (16), o artista morreu, vítima de um câncer no fígado e outras complicações. Ele deixa dois filhos.
A primeira música, Daniel escreveu aos 15 anos, "América Menina", e anos mais tarde fundou o grupo Expresso Rural, composta, originalmente, pelos amigos Volnei Varaschin, Paulo Back, Zeca Petry, Marcos Ghiorzi e Márcio Correa.. A banda ficou conhecida nacionalmente com músicas como, "Nas Manhãs do Sul do Mundo" e "Certos Amigos".
A banda havia suspendido as atividades em 1995, mas retomou as apresentações em 2007. Em 2014, lançou um CD Coletânea, e em 2015 gravou um DVD ao vivo: "35 anos de Rock Rural". No ano de 2017 gravou o DVD "Expresso Rural & Camerata Florianópolis".
Com mais de 30 anos de estrada, as músicas de Daniel Lucena já foram interpretadas por artistas como, Nós da Aldeia, Homem Tribal, Gabriel Reis, Estatura Mediana, Neto Fagundes, João Kadela, Sérgio Guimarães, entre outros.
Discografia
Nas manhãs do sul do mundo (1983)
Certos amigos (1985)
Ímpar (1988)
Expresso ao vivo (1991)
Romance em Casablanca (1993)
Rock Rural - Coletânea (2014)
35 Anos de Rock Rural - CD/DVD ao vivo (2016)
"Certos Amigos - Um filme sobre Daniela Lucena"
Esta, talvez, seja a homenagem mais significativa recebida por Daniel Lucena. O documentário "Certos Amigos - Um filme sobre Daniel Lucena" foi idealizado pelos universitários Jhonatan Matos, de 21 anos, e Luiz Maffei, 28, como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo na Faculdade Estácio de Sá, em São José, na Grande Florianópolis. O título remete a um dos principais sucessos do compositor e aborda sua vida, trajetória e carreira.
O filme foi lançado em 2013, no Cine Marrocos, tendo as mais de mil cadeiras lotadas de fãs, amigos e familiares. Na mesma noite, Daniel Lucena lançou "Sete Ventos", o primeiro disco depois de seis anos fora da cena musical.
Assista ao documentário: https://www.youtube.com/watch?v=KWtF-JhqEfY&feature=emb_logo
Confirmação da morte
Após confirmada a morte do cantor e compositor que tinha muito orgulho de sua terra natal, a notícia veio pelas redes sociais, com mensagem da família:
"Queridos amigos e fãs
Nosso amado irmão Daniel Lucena partiu nesta tarde, às 18:54. Ele estava tratando um câncer no fígado. Vamos lembrar dele através das belas composições que nos deixou. A cerimônia [fúnebre] vai ser restrita à família.
Existe uma nova estrela no céu, que foi nosso grande amigo na terra.
Agradecemos o carinho de todos,
Família Lucena. "
Deixe seu comentário 5q6a6i